As aulas de equitação começam em uma primeira etapa com muitos exercícios de equilíbrio e comandos básicos para guiar o cavalo. Depois passamos à segunda etapa em que será treinado o domínio das três andaduras do cavalo: o passo, o trote e o galope.
E enfim chegamos à terceira etapa, o tal almejado primeiro salto. Nesta fase as aulas são repletas de exercícios para o treinamento do salto, trajeto e pista.
De acordo com a psicólogo e instrutora de equitação Dra Suellen A. M., as aulas de hipismo e equitação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento físico e mental, atuando diretamente no bem-estar dos praticantes trabalhando a postura, o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração.
Para ela, as aulas de hipismo e equitação ensinam importantes valores aos praticantes. A disciplina, a paciência, a persistência e o trabalho em equipe são apenas algumas das qualidades que os alunos aprendem nesse ambiente.
O contato direto com os cavalos também ensina responsabilidade e empatia, já que os praticantes precisam cuidar dos animais, garantindo seu bem-estar e saúde. Esses valores e habilidades adquiridos nas aulas de hipismo e equitação se refletem não apenas na equitação em si, mas também na vida cotidiana dos praticantes.
O QUE É A EQUOTERAPIA E COMO FUNCIONA?
Além de instrutora de equitação para lazer e desenvolvimento complementar, a Dra Suellen também é especialista em equoterapia. “Essa terapia é especialmente indicada para pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou emocionais, reabilitando e desenvolvendo percepções importantes para a qualidade de vida do paciente”, explica ela.
Na equoterapia acontece a motivada interação entre o paciente, o terapeuta e o cavalo. Durante as sessões, o paciente realiza atividades adaptadas que podem ir da montaria até a simples escovação do animal, e tudo sob a supervisão do terapeuta especializado.
O movimento tridimensional do cavalo é transmitido para o corpo do paciente, promovendo estímulos importantes para diversos sistemas do corpo, incluindo os músculos, as articulações, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, a equoterapia também impulsiona a autoestima, a concentração, a comunicação e a interação social, proporcionando um ambiente terapêutico único e estimulante.